quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Escultura com camiões - big rig jig

Mike Ross é arquitecto e desenha edifícios e esculturas de escala monumental desde 1998. Entre várias obras suas merece destaque o big rig jig, erguido em pleno deserto do Nevada, nos Estados Unidos.
Para levar a cabo este autêntico desafio à lei da gravidade foi necessário projectar ao longo de meses uma estrutura que fosse capaz de suster o peso de ambos os camiões e equilibrá-los na vertical. Após toda esta preparação, Mike Ross e um conjunto alargado de voluntários começaram o processo de soldagem das diversas peças a uma estrutura de aço de cerca de 25 toneladas, a uma altura de 15 metros. Um desafio enorme, dados os meios envolvidos para execução do projecto. O resultado foi esta impressionante obra com quase 15 metros de altura. Uma autêntica loucura que nos faz lembrar outra obra similar: a escultura do
festival da velocidade em Goodwood.










Últimos trabalhos de Banksy em Londres

Os desenhos de Banksy (um indivíduo? um colectivo? a dúvida subsiste...) continuam a surpreender. Apesar de surgirem um pouco por todo o mundo, e às vezes até em locais remotos, Londres parece ser o seu centro privilegiado de operações. Os seus mais recentes trabalhos na capital britânica continuam a desconcertar pela originalidade e irreverência. O seu estilo é inconfundível. Banksy não se limita a desenhar nas paredes; qualquer superfície lhe serve e quanto mais improvável, mais criativo é o seu trabalho.





















Fabio Viale - esculturas em mármore

O que faz este homem empurrando este enorme rodado pelas ruas? Chama-se Fabio Viale, é italiano, escultor, e na verdade aquilo que o vemos a empurrar não é um pneu de camião - antes fosse, pois seria bem mais leve! Trata-se de um dos seus trabalhos, denominado Opera Rotas, e tem como característica principal ser constituído inteiramente por mármore. Esta matéria-prima é, de resto, a única que o artista utiliza e com grande mestria técnica, diga-se, pois consegue servir-se dela para recriar objectos que são específicos de outros materiais, como é o caso de um pneu de borracha.
Fabio Viale pode considerar-se um dos herdeiros nos tempos modernos da tradição escultural italiana. Tal como ele, os grandes mestres do Renascimento e do Barroco, de Michellangelo a Bernini, elegeram o mármore como material de trabalho único e exclusivo e dele conseguiram tirar tudo o que queriam, fazendo-o parecer metal polido, cabelo ou ramos de árvores. E, nesta simulação de outros materiais, Viale é mestre, não tenhamos dúvidas, bem como na arte da ironia.








OBVIOUS

http://blog.uncovering.org/

sábado, 7 de novembro de 2009

Design Museum London

http://designmuseum.org

EXPERIMENTA DESIGN

http://www.experimentadesign.pt

Centro Português Design

http://www.cpd.pt

....definição....

Denomina-se design qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato. Esse processo normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.
Exemplos de coisas que se podem projetar incluem muitos tipos de
objectos, como utensílios domésticos, vestimentas, máquinas, ambientes, e também imagens, como em peças gráficas, famílias de letras, livros e interfaces digitais de softwares ou de páginas da internet, entre outros.
Design é também a profissão que projeta os artefatos. Existem diversas especializações, de acordo com o tipo de coisa a projetar. Atualmente as mais comuns são o
design de produto, design visual, design de moda e o design de interiores. O profissional que trabalha na área de design é chamado de designer.
Finalmente, o design pode ser também uma qualidade daquilo que foi projetado.
O termo deriva, originalmente, de designare, palavra em
latim, sendo mais tarde adaptado para o inglês design. Houve uma série de tentativas de tradução do termo, mas os possíveis nomes como projética industrial acabaram em desuso.

DESIGN OU ATITUDE